top of page

R$ 300,00 

ou

Ligação gratuita

0800 704 4018

TOXINA BOTULÍNICA

Aplicações em Odontologia

AUTOR

Irineu Gregnanin Pedron

 

 

195 páginas

Capa dura

Papel couche, com alto padrão de impressão

Formato 21 x 28 cm

 

 

APRESENTAÇÃO

A busca do conhecimento sobre a aplicação da toxina botulínica do tipo A em Odontologia ocorreu, a priori, secundariamente, pelo interesse sobre os preenchedores faciais, que presumidamente poderiam ser utilizados em nível periodontal.

Alguns experts sugeriram a possibilidade da aplicação dos preenchedores faciais, usualmente apresentados na forma de géis densos, em casos de “reconstrução” tecidual de papilas interdentárias, nas quais perderam sua conformação original após a realização do tratamento periodontal, ou em decorrência da perda óssea e gengival, o que caracteriza o “black space”. Seria possível, nessa perspectiva, a aplicação do gel no interior da papila interdentária, para aumentar o volume e recuperar, mesmo que temporariamente (haja vista ser absorvível), a conformação gengival, incrementando a estética dentogengival.

Geralmente, os cursos ministrados atrelam as duas técnicas, aplicação de toxina botulínica e de preenchedores faciais na região peribucal. A partir daí, por tratar-se de emprego terapêutico em diversas áreas de atuação do cirurgião-dentista, a aplicação da toxina botulínica na odontologia tem aumentado dia a dia. As indicações terapêuticas incrementaram as possibilidades nas condutas e manejo dos pacientes e suas necessidades, condições ou doenças, no sistema estomatognático, de forma a favorecer a saúde e a estética bucal.

Esqueçamos momentaneamente o modismo e o frisson gerados pela toxina botulínica em decorrência da fama oriunda da estética e da cosmética. Enalteçamos a possibilidade do uso da toxina botulínica em tratamentos de condições ou patologias de nossos pacientes, porque, mesmo considerada uma opção terapêutica temporária ou transiente, é bem aceita, tolerada e requisitada por eles. A utilização da toxina botulínica em odontologia vem conquistando cada vez mais interesse do público profissional e dos pacientes, bem como angariando mais indicações nas clínicas odontológicas. Cada um de nós, autor e coautores, utilizamos, no universo de nossas especialidades, a toxina botulínica, por confiar que, respeitando-se os conhecimentos adquiridos, podemos usufruir dos benefícios advindos do emprego desse fármaco na odontologia, em prol da saúde de nossos pacientes.

O propósito desta obra é complementar a formação adquirida nos cursos de capacitação da aplicação da toxina botulínica do tipo A em odontologia, haja vista entendermos que são necessários exercícios de prática clínica para a sedimentação do conhecimento nessa atividade odontológica. Não recomendamos a leitura deste livro-texto como única fonte do conhecimento. Reiteramos a importância do estudo aprofundado sobre o assunto nas diversas áreas do saber, conciliando a inter-relação entre as ciências básicas e as clínicas. Nessa perspectiva, citando o adágio de Paracelso (1493-1541), considerado o Pai da Bioquímica e da Toxicologia, “a diferença entre o remédio e o veneno é a dose”, enaltecemos a fundamentação do estudo sobre essa atuação de vanguarda do cirurgião-dentista.

Gostaria de salientar que os capítulos referentes às indicações clínicas abordaram características introdutórias en passant, não tendo se aprofundado em detalhes inerentes às definições, diagnósticos e outras modalidades terapêuticas, a não ser que necessárias por estarem associadas à aplicação da toxina botulínica do tipo A. 

Espero que apreciem a leitura e que o livro lhes seja útil em sua atividade profissional. Muito sucesso!

 

 

 

SUMÁRIO:

 

Capítulo 1: Histórico da utilização da toxina botulínica do tipo A em odontologia 

Capítulo 2: Microbiologia e patologia: aspectos de interesse do cirurgião-dentistasobre Clostridium botulinum e botulismo 

Capítulo 3: Farmacologia da toxina botulínica 

Capítulo 4: Aspectos neurofisiológicos do mecanismo de ação da toxina botulínicana placa motora 

Capítulo 5: Considerações anatômicas às aplicações da toxina botulínica do tipo A em odontologia 

Capítulo 6: Protocolo de aplicação e orientações pós-aplicação 

Capítulo 7: Indicações e contraindicações da aplicação da toxina botulínica do tipo A 

Capítulo 8: Aplicação da toxina botulínica do tipo A em sorriso gengival 

Capítulo 9: Aplicação de toxina botulínica do tipo A em pacientes portadores de hábitos parafuncionais – bruxismo e briquismo 

Capítulo 10: Aplicações da toxina botulínica do tipo A em disfunções temporomandibulares 

Capítulo 11: Aplicação da toxina botulínica do tipo A na hipertrofia massetérica 

Capítulo 12: Aplicações coadjuvantes da toxina botulínica do tipo A em cirurgia etraumatologia bucomaxilofacial 

Capítulo 13: Aplicações da toxina botulínica do tipo A em implantodontia 

Capítulo 14: Aplicações da toxina botulínica do tipo A em dor orofacial 

Capítulo 15: Aplicação de toxina botulínica do tipo A em paralisia facial 

Capítulo 16: Aplicação de toxina botulínica do tipo A em sialorreia 

Capítulo 17: Eventos adversos e complicações decorrentes das aplicações da toxina botulínica do tipo A em odontologia 

Capítulo 18: Proposta de protocolo fotográfico simplificado às aplicações de toxina botulínica do tipo A em odontologia 

Capítulo 19: Marketing aplicado ao emprego da toxina botulínica do tipo A na odontologia 

Capítulo 20: Considerações ético-legais sobre a aplicação de toxina botulínicado tipo A pelo cirurgião-dentista

 

bottom of page